Curiosidades sobre o Saxofone
Criado por Antoine-Joseph (Adolph) Sax, mais conhecido pelo apelido ‘Adolphe Sax’, o saxofone foi exibido pela primeira vez em 1844, na “Paris Industrial Exibicion, e logo depois já foi presença marcante nas orquestras. Em uma feira de milionários que aconteceu na Tailândia, o este saxofone abaixo foi apresentado em honra ao rei desse país, sendo uma peça única, muito especial, principalmente porque custa mais do que qualquer outro modelo. Este saxofone possui uma estranha combinação de diamantes com vidro, chapeado com 2,82 onças de ouro e decorado com diamantes de 2 quilates.
Inteiramente trabalhado à mão e montado em 65 horas, este maravilhoso instrumento tem valor estimado em 60 mil dólares.
Soprillo: O menor saxofone do mundo
Seu nome é uma analogia ao seu tamanho reduzido.
Considerado o menor saxofone da extensa família, o Soprillo é fabricado exclusivamente pelo artesão alemão Benedikt Eppelsheim, de Munich, Alemanha. Como pessoa, Eppelsheim é gente finíssima e extremamente humilde. Seus trabalhos são muito valorizados no mundo.
Uma coisa interessante é o timbre do saxofone, que varia de saxofonista para saxofonista, e cada saxofonista cria, com o passar dos anos, uma identidade própria, ou seja, cada saxofonista tem seu próprio timbre, e uma execução particular e distinta.
Os maiores fabricantes de saxofones do mundo são: Buffet Crampon, Keilwerth, Leblanc, Roland, Selmer, Conn, King, Buescher, Martin, Yamaha, Michael e Yanagisawa, J’Elle Stainer. Temos também a fabricante brasileira de instrumentos musicais Weril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário