O Acordeon
O acordeon ou acordeom ou acordeão, também chamado sanfona e gaita, é um instrumento musical aerofone de origem alemã, composto por um fole, um diapasão e duas caixas harmônicas de madeira. "Acordeão" e a corruptela acordeom vêm do alemão akkordium, pelo francês accordéon. "Sanfona" vem do grego symphonia, pelo latim symphonia e pelo latim vulgar sumphonia. O peso do acordeom pode variar de dois a dezesseis quilogramas.
O austríaco Cirilo Demian construiu, em Viena (Áustria), um instrumento rudimentar de palheta livre, teclado e fole, ao qual, em virtude de ter 4 botões na parte da mão esquerda que, ao serem tocados com os dedos afundados, permitiam a obtenção do acorde, deu o nome de acordeão, nome que ficou definitivamente ligado ao instrumento através de inúmeros aperfeiçoamentos.
Nosso Estado chegou a ter 30 fábricas de gaitas, algumas das quais muito famosas como Todeschini, Universal, Scala, Marinella, Mondiale, Sonelli, Supremo, Somenzi, Silla, Mascarenhas, Tupy, Danielson, Veronese. Todas elas, provavelmente, foram embaladas pela idéia de alto consumo e da grandiosidade do movimento tradicionalista que se induzia a crer.
Na França, o acordeão foi aperfeiçoado em 1837 por C. Buffet, a partir de diversos instrumentos do mesmo gênero, como o oeline de Eschenbach, o aerophone de Christian Dietz, a physarmônica de Hackel etc., tomando, desde esta data, sua forma definitiva e seus variados registros para mudança de intensidade e timbre do som.
No Rio Grande do Sul, a rainha do fandango nasceu na cidade de Bento Gonçalves, formalmente no dia 28 de abril de 1939, na linha de produção de uma fábrica que recebeu o nome de Todeschini e Cia. Ltda. Certamente isso só aconteceu depois de elas terem passado por uma fase de artesanato caseiro, pelas mãos do mesmo Luis Matheus Todeschini que fundou a empresa.
Em 1947 surgiu a Acordeões Todeschini S/A. Em 1965 - 17 anos depois da fundação do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) - a empresa já exportava seus produtos para a Argentina, Chile, Venezuela, México e Estados Unidos.
Palhetas
O som do acordeão é criado quando o ar que está no fole passa por entre duas palhetas (localizadas no chamado castelo, dentro do fole), que vibram mais grave ou agudo de acordo com a distância entre elas (quando mais distantes, mais grave o som) e seu tamanho (quanto maior, mais grave o som produzido). Quanto mais forte o ar é forçado para as palhetas, mais intenso é o som. O ar é proveniente do fole, que é aberto ou fechado com o auxílio do braço esquerdo. A maioria dos acordeões tem quatro vozes, que são diferentes oitavas para uma mesma tecla ou botão. Portanto, num acordeão de quatro vozes com o registro 'master' pressionado, ao tocar um Dó, na verdade são tocados dois Dós na oitava que pressionou, um Dó uma oitava acima e um Dó na oitava abaixo, e isso é responsável pelo som único do acordeão.
Teclado e alavancas de válvula
No que toca ao lado direito do acordeão, um acordeão cromático pode ter botões ou teclado. O acordeão com teclado ou piano, é composto por um teclado de um piano colocado na vertical, com as notas mais graves em cima e as mais agudas em baixo. O acordeão cromático com botões, apresenta botões cujo número pode variar, que são tocados com a mão direita, e cuja disposição dos botões segue a ordem das escalas cromáticas. Além destes tipos, existe, actualmente, o acordeão de baixo solto, que é construído como o campo esquerdo do piano, sendo possível formar acordes mais sofisticados. Ao pisar uma tecla do teclado ou um botão, uma alavanca sobe, que libera um buraco ligado ao fole que permite o ar passar pelas palhetas e assim criar o som.
Nenhum comentário:
Postar um comentário